quarta-feira, 7 de abril de 2010

Seu computador também merece proteção



VÍRUS DE COMPUTADOR

O que são?

Vírus são programas. Todos eles. No tipo mais comum de vírus eles são programas muitos pequenos e invisíveis. O computador (ou melhor dizendo, o sistema operacional), por si só, não tem como detectar a existência deste programinha. Ele não é referenciado em nenhuma parte dos seus arquivos, ninguém sabe dele, e ele não costuma se mostrar antes do ataque fatal. A melhor política com relação à proteção do seu computador contra vírus é possuir um bom software anti-vírus original instalado e atualizá-lo com freqüência, pois surgem vírus novos a cada dia. Portanto, a regra básica com relação a vírus (e outras infecções) é: Jamais execute programas que não tenham sido obtidos de fontes absolutamente confiáveis. O tema dos vírus é muito extenso e não se pode pretender abordá-lo aqui senão superficialmente, para dar orientações essenciais. Vamos a algumas recomendações.

Como posso saber se um computador está infectado?

A melhor maneira de descobrir se um computador está infectado é através dos programas antivírus.É importante ressaltar que o antivírus deve ser sempre atualizado, caso contrário poderá não detectar os vírus mais recentes.

Existe alguma maneira de proteger um computador de vírus?

Sim. Algumas das medidas de prevenção contra a infecção por vírus são:

-instalar e manter atualizado um bom programa antivírus;

-não executar ou abrir arquivos recebidos por e-mail, mesmo que venham de pessoas conhecidas, mas caso seja inevitável, certifique-se que o arquivo foi verificado pelo programa antivírus;

-não abrir arquivos ou executar programas de procedência duvidosa ou desconhecida e mesmo que você conheça a procedência e queira abrí-los ou executá-los, certifique-se que foram verificados pelo programa antivírus;


O que um cavalo de tróia pode fazer em um computador?

O cavalo de tróia, na maioria das vezes, irá instalar programas para possibilitar que um invasor tenha controle total sobre um computador. Estes programas podem permitir que o invasor:

-veja e copie todos os arquivos armazenados no computador;

- descubra todas as senhas digitadas pelo usuário;

- formate o disco rígido do computador, etc.


Antivírus

Os antivírus são programas que procuram detectar e, então, anular ou remover os vírus de computador. Atualmente, novas funcionalidades têm sido adicionadas aos programas antivírus, de modo que alguns procuram detectar e remover cavalos de tróia, barrar programas hostis e verificar e-mails.



Que funcionalidades um bom antivírus deve possuir?
Um bom antivírus deve:


-identificar e eliminar a maior quantidade possível de vírus;

-analisar os arquivos que estão sendo obtidos pela Internet; verificar continuamente os discos rígidos (HDs), CDs de forma transparente ao usuário;

-procurar vírus e cavalos de tróia em arquivos anexados aos e-mails;

-atualizar a lista de vírus conhecidos, pela rede, de preferência diariamente.

A maioria dos antivírus, além das funcionalidades acima, permitem verificar e-mails enviados, podendo detectar e barrar a propagação por e-mail de vírus e worms.


Como faço bom uso do meu antivírus?

As dicas para o bom uso do antivírus são simples:

-mantenha-o sempre atualizado;

-configure-o para verificar automaticamente arquivos anexados aos e-mails e arquivos obtidos pela Internet;

-configure-o para verificar automaticamente mídias removíveis (CDs, pen drives, discos para Zip, etc);

-configure-o para verificar todo e qualquer formato de arquivo (qualquer tipo de extensão de arquivo);

Algumas versões de antivírus são gratuitas para uso pessoal e podem ser obtidas pela Internet. Mas antes de obter um antivírus pela Internet, verifique sua procedência e certifique-se que o fabricante é confiável.