sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Como escolher o refrigerador ideal para minha casa?


Escolher o refrigerador para sua casa não é tão difícil quanto parece, mas exige um pouco de atenção. Não basta observar apenas o design destes aparelhos, mas sim suas dimensões, sua capacidade, as prateleiras, gavetas e compartimentos, além de uma série de outros fatores que, se não observados no momento da compra, causam arrependimento depois.


Antes de qualquer coisa é preciso pensar no espaço que você tem. Hoje em dia, os apartamentos são pequenos e tudo deve ser muito bem calculado. Se este não é o seu caso, você pode pensar em comprar dois aparelhos, um refrigerador de uma porta e um freezer (separados). Dessa forma é possível aproveitar melhor o que cada um lhe oferece, principalmente se você tem o hábito de consumir comida congelada, como pizza, lasanha, hambúrguer, nuggets, etc. Mas se você tem uma cozinha “compacta”, terá que recorrer ao refrigerador de duas portas, pois ele cumprirá os dois papéis ocupando um só espaço, com a desvantagem de uma menor capacidade de freezer, principalmente. Junto a isso, deve-se considerar o tamanho da família, ou seja, se há crianças e filhos adolescentes, pois nesta fase consome-se muito os congelados (que ocupam bastante espaço no freezer). Uma dica para quem tem filhos e não pode ter um freezer independente é descartar as embalagens desses produtos, pois são as caixas que acabam ocupando mais espaço. O alimento pode ser mantido no saquinho plástico que o envolve. Por último, se você mora sozinho ou acabou de se casar, também pode optar por um refrigerador 2 em 1 que vai satisfazer sua necessidade sem o menor problema.


Pronto. Estes pontos citados acima o ajudam a escolher o tipo de refrigerador ideal para sua casa. Agora, você precisa pensar em detalhes como gavetas, compartimentos e funções. As gavetas podem ser brancas ou transparentes, mas atualmente têm predominado as transparentes pela facilidade em visualizar o que está em cada lugar, ou seja, ao abrir a geladeira você já visualiza o conteúdo de cada gaveta sem precisar abri-las. Os compartimentos são basicamente os mesmos em todos os modelos: bandeja de ovos, encaixe para latinhas e às vezes uma gaveta menor na parte superior destinada aos frios. Nos modelos mais modernos há o chamado “compartimento extra frio” e o reservatório externo de água (na porta). Este último é vantajoso para quem costuma abrir a geladeira com freqüência apenas para beber água, economizando energia. Uma outra dica que o fará economizar é NÃO posicionar a geladeira em frente ao fogão, pois o calor do fogão obrigará a geladeira a trabalhar mais para manter-se refrigerada.


Quanto às funções, é essencial optar por um refrigerador que seja frost free, ou seja, que não exija que você o esvazie por completo para descongelá-lo. Além de muito trabalhoso e de fazer uma molhadeira na sua cozinha, é preciso ocupar a geladeira do vizinho ou da sogra para guardar os alimentos que você tirou da sua. O ice maker é aquele recipiente no freezer que faz e armazena gelo. Você completa as forminhas de água e as gira para que as pedrinhas se soltem. Elas já caem no recipiente em que serão mantidas e facilitam muito na produção de gelo, evitando que você esbarre na bandeja e derrube água no chão. Com o ice maker é possível também que você armazene o gelo que já está pronto e continue produzindo gelo mesmo antes dele acabar, pois quando você gira a bandeja a deixa livre para completá-la com mais água.


Fora isso, as demais características já se tornaram padrão na produção dos refrigeradores modernos, mas vale a pena citar a importância dos pezinhos ajustáveis, da porta reversa (que pode abrir para os dois lados) e das prateleiras removíveis (muito mais facilidade na hora de limpar). O que mais tem diferenciado um refrigerador do outro é o acabamento em inox, o dispenser de água e gelo na porta, o sistema de nanotecnologia e a tela LCD presente nos modelos top de linha.


Se você quiser conhecer as características de cada refrigerador, consulte o site do BuscaPé e compare-os. Com certeza sua decisão será mais fácil conhecendo melhor as opções que estão no mercado.


Quais são os tipos de refrigeradores?

  • Refrigerador uma porta

Esse modelo tem um pequeno freezer na parte superior, mas que só pode ser visto com o refrigerador aberto, já que a porta é única. É simples e tem pouco espaço, principalmente no freezer (tem em média 26 litros de capacidade). Ideal para solteiros ou casais sem filhos.


  • Refrigerador duas portas

Modelo com duas portas (verticais), sendo uma para o refrigerador e uma superior menor para o freezer. Esse tipo de aparelho permite uma capacidade um pouco maior do freezer (59 litros) e fácil acesso, já que as portas são independentes. Uma família pequena consegue usá-lo de maneira satisfatória, mas se a família for um pouquinho maior já se torna ineficiente.


  • Refrigerador uma porta + gavetão

Esse tipo de refrigerador não tem freezer, obrigando o consumidor a adquirir um freezer separado. É ideal para famílias grandes que precisam de muito espaço para armazenar uma grande quantidade de comida e bebida. O gavetão (50 litros) é extremamente útil para guardar legumes, verduras e frutas, tanto pela conservação quanto por mantê-los separados de outros tipos de alimentos, evitando que sejam amassados. Justamente por não ter freezer, o espaço do refrigerador pôde ser mais bem aproveitado, tendo muito mais divisórias e suportes.


  • Refrigerador Side by Side (2 portas)

O modelo side by side é um exagero de refrigerador. Sua capacidade total é de em média 570 litros, sendo 356 litros do refrigerador e 214 litros do freezer. Famílias grandes podem usar e abusar deste tipo de aparelho e neste caso, além do tamanho há também os diferenciais dispenser de água e dispenser de gelo externos. Você pode encher um copo de água e pegar cubos de gelo sem precisar abrir as portas do freezer e refrigerador. É muita comodidade e economia.


  • Refrigerador Side by Side (2 portas + gavetão)

Também traz duas portas lado a lado e seu diferencial é que na parte inferior há um gavetão, ideal para legumes, verduras, frutas e garrafas.


  • Refrigerador Side by Side (2 portas + 2 gavetas)

Esse modelo tem duas portas lado a lado com duas gavetas na parte inferior. Espaço neste caso, também não é problema.


  • Frigobar

Os adolescentes e homens solteiros adoram ter um frigobar no quarto. Se este não é o seu caso, mas você tem na sua casa um espaço mais reservado ao lazer, o frigobar pode ser uma boa idéia. Melhor ainda se você mora numa cobertura, por exemplo, e nos dias de churrasco não precisa ficar subindo e descendo escadas para pegar bebidas. Apesar de pequeno, este tipo de refrigerador compacto pode ser muito útil.

O que é dispenser de água e gelo?

Dispenser de água é aquele compartimento do lado de fora do refrigerador que lhe permite encher um copo de água, por exemplo, sem precisar abrir a porta da geladeira. Basta posicionar o copo e pressionar o botão, assim como se faz nos filtros.


Com o dispenser de gelo acontece a mesma coisa. Você posiciona um copo ou baldinho embaixo do compartimento e cubos de gelo são liberados sem que você abra a porta e mexa no freezer. Além da comodidade, este sistema resulta em economia já que não é preciso ficar abrindo e fechando a porta com tanta freqüência.


Fonte Wiki2Buy


Torne-se nosso seguidor: www.twitter.com/lojaslebes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Lebes deseja seu comentário/sugestão