terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Como escolher seu colchão?

(1) Quais as medidas padrões dos colchões que eu posso escolher sem me preocupar em depois ter que mandar fazer a roupa de cama? R: As medidas padrões são: 78x188 (modelo antigo de solteiro) , 88x188 (padrão atual de solteiro) , 128x188 (apelidado de viúva, fica entre o de solteiro e de casal), 138x188 (casal tradicional) , 158x198 (medida padrão queen, que hoje as pessoas costumam chamar de King) e 193x203 (medida King ou Super King como chamam atualmente este modelo), todos estes modelos são mais fáceis de se encontrar roupas de cama, porém, novos modelos já adentraram o mercado e necessitam de um investimento um pouco maior na hora de comprar as roupas de cama: 100x200 (solteiro com medidas maiores para pessoas mais altas), 180x200 (super king brasil) e ainda: 97x203 twin e 135x203 Full.

(2) Eu já sei a medida que quero, porém, estou preocupado quanto ao peso, como saber que densidade comprar? Afinal, o que é essa tal de densidade? R: As fábricas utilizam-se de densidades diferentes para atender todos os tipos de biotipos, sejam eles fortes, magros, altos ou baixos. De um modo geral foi separado densidades por biotipos, ou seja, cada densidade corresponde a quantidade de carga que ela suporta e o biotipo indicado para ela. Para um melhor entendimento vamos esclarecer o que é a Densidade D33, D45, D28: A densidade é a quantidade de matéria prima utilizada na fabricação daquele colchão, ou seja, D33 quer dizer que ele possue 33kg de matéria prima para suportar até 100Kg distribuídos no colchão, o D45 possui 45Kg de matéria prima para suportar 150Kg distribuídos no colchão e por aí vai, atente-se que o peso é distribuido no colchão e não apenas em um único ponto, aí é que é necessário utilizar-se da tabela de adequação:

*Preferencialmente.
A escolha para casais:
deve ser de acordo com o cônjuge que requeira maior densidade.
A escolha para recém-nascidos e crianças:
D18 é indicado para recém-nascidos e crianças até 3 anos.

É bastante simples, é só procurar o seu peso na coluna do peso e procurar a sua altura na coluna da altura e olhar a interseção, esta será a densidade correta indicada para o seu biotipo.

DÚVIDAS??

É nessas horas que aparecem as dúvidas mais intrigantes, " mas perai, se o colchão de espumas eu escolho por densidade como vou escolher o colchão de molas ?? "

Pois é, o colchão de molas não se fala em densidade, no entanto, ele possui camadas de espumas e feltros de TNT que são descriminados na Etiqueta do colchão e você pode conferir se ele possui pequenas camadas D28, D33 ou D45.

Mas de um modo geral o colchão de molas é feito para suportar de 100 a 150Kg dependendo do modelo e das camadas de espuma, se as molas são ensacadas individualmente, bonnel ou posturepedic. Se você pesa mais que 120Kg, opte por molas ensacadas e posturepedic, isso porque essa estrutura de molas possui o dobro de molas de um colchão convencional bonnel, a mola ensacada ainda oferece individualidade que para pessoas com biotipos mais fortes é altamente recomendável, pois se o parceiro está dormindo e a outra pessoa deita no colchão, ela não sentirá, porque as molas funcionam individualmente ao toque de cada um. As molas posturepedic também são diferenciadas para suportar mais peso, pois possuem formado de cone com cabeça quadrada para proporcionar uma sustentação maior, a bitola da mola é mais grossa e os colchões que possuem essa estrutura tem uma tecnologia superior até mesmo na formação da espuma e colocação dos edge clips (presilhas de sustentação na lateral do colchão). O colchão de molas tradicional bonnel por sua vez não fica para trás, ao longo dos anos vem sendo modernizado e melhorado sua qualidade e vida útil, porém é indicado para pessoas a baixo de 120Kg dependendo do modelo, se for um colchão de linha alta (qualidade) suportará até 150kg. Farei um guia das diferenças de molas e a aplicação de cada uma.

(3) Qual a diferença entre o colchão Selado e o Colchão não Selado? O que é o Selo? R: O selo de qualidade é dado por orgãos que fiscalizam os colchões, estes orgãos são a PRÓ-ESPUMA e a ABTFC, a diferença entre os colchões selado e não selado é grande, isso acontece porque o colchão selado passa por todos os testes obrigatórios do INER (Instituto Nacional de Estudo e Repouso), estes testes conferem a fadiga da espuma, suporte de carga, deformação permanente, tensão de ruptura, alongamento e resiliência da espuma.


Já os colchões que não são selados são mais indicados para quartos de hóspedes, crianças com biotipo leve, chacarás de alugueis, repúblicas, ou seja, ele é indicado para ser usado mais esporadicamente e não para o uso diário contínuo, principalmente por pessoas de biotipo forte.

(4) Qual é melhor o colchão de molas ou o de espumas? R: Esta pergunta é a campeã, todos tem essa mesma dúvida, mas a resposta é bastante simples e encontra-se com você, pois o melhor vai depender do seu gosto. O colchão de molas foi desenvolvido para lhe proporcionar conforto, então, ele sempre vai ser mais macio que o colchão de espumas. Já o de espumas oferece um suporte mais firme, pois é feito todo de espumas e não tem como conferir o conforto do colchão de molas. Para ajudar a decidir a compra vai a dica: Se você gosta de um toque mais firme procure sempre pelo colchão de espumas ou no máximo um colchão de molas ensacadas/Bonnel/Posturepedic com camadas de espumas D45. Agora se você procura conforto e macies opte pelo colchão de molas que foi desenvolvido para essa finalidade. Em termos de vida útil o colchão de molas dura mais, no entanto o investimento também é maior.

(5) Quanto eu devo investir em meu colchão ? R: Bom, não é nem preciso explicar que o colchão está ligado diretamente em sua saúde e qualidade de vida , e que noites bem dormidas vai lhe trazer benefícios em todos os aspectos da sua vida, profissional, interpessoal e claro, em sua saúde que acredito ser algo muito importante, concorda? Certo, então para escolher o seu colchão leve em consideração que o investimento feito será para no mínimo de 5 a 10 anos, visto isso, vamos considerar que trocamos de colchão a cada 10 anos, isso quer dizer que dormimos em média 3600 dias até que pensemos em trocar de novo o nosso colchão, faça a seguinte conta: Pegue o valor do colchão do qual você acha que você merece (pois você trabalha, cuida de casa, tem grandes responsabilidades) divida ele por 3600 que é o tempo que levamos para trocar o nosso colchão e se o valor for menor que o valor de um cafezinho (que tenho certeza que será) pode comprar este colchão tranquililamente, pois você pode deixar de tomar um cafezinho por dia, mas dormirá no melhor colchão do mundo! Você Merece!!

Logo passarei mais dicas e escreverei mais guias. Abraço a todos.

Fonte: Mercado Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Lebes deseja seu comentário/sugestão